Páginas

Monday, December 16, 2013

Neymar já começa a ser decisivo no Barça

Francisco Ávila.
Barcelona, 15 dez (EFE).- Em seus primeiros quatro meses como jogador do Barcelona, Neymar demonstrou que se trata de um jogador determinante, em alguns momentos capaz de dar mais passes para gol do que marcá-los, mas que quando exigido, contribui de maneira fundamental para a sorte de sua equipe em uma partida.
Seus números como artilheiro não são elevados. Fez dez gols desde o início da temporada, mesmo número de passes que deu para que seus companheiros marcassem, embora mereça destaque a transcendência dessas jogadas.
Nos últimos quatro dias, o jovem marcou mais gols que nos cem dias anteriores.Na quarta-feira, Neymar anotou um "hat-trick" na goleada sobre o Celtic por 6 a 1 pela Liga dos Campeões, e no sábado balançou a rede do Villarreal duas vezes na vitória por 2 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol.
O brasileiro é o segundo maior artilheiro da equipe na temporada, atrás de Lionel Messi, que já fez 14 gols, e com o mesmo número de Pedro Rodríguez. No caso do ex-atleta do Santos o mais importante não é a quantidade, mas a qualidade dos lances.
O primeiro em jogos oficiais foi marcado na partida de ida da Supercopa da Espanha, o empate em 1 a 1 com o Atlético de Madrid no estádio Vicente Calderón. O gol teve grande importância, já que empatou a partida e garantiu o título, já que a volta, no Camp Nou, terminou empatada em 0 a 0.
No Espanhol, o atacante marcou seis vezes, feitos em cinco duelos. Em quatro deles, nas vitórias sobre Villarreal, Real Madrid, Real Sociedad e Betis, o placar foi aberto pelo craque.
Recém chegado a uma equipe tão exigente quanto o Barça, Neymar ainda não apresentou regularidade. Durante alguns períodos dos jogos, acaba desaparecendo.
Quando, devido às lesões, o técnico Gerardo Martino o deslocou para o meio do ataque, o brasileiro brilhou. Foi jogando assim que marcou seus primeiros gols na 'Champions', além de ter dado passe para outro. Já semanas antes, na partida de Glasgow, Neymar tinha deixado entrever sua capacidade de liderança, também jogando de meia-atacante ou de "falso nove", com toda a frente defensiva aberta e espaços para superar os adversários.
Ao brasileiro, resta apenas um jogo para melhorar suas estatísticas, no meio de semana, contra o Cartagena, pela Copa do Rei, já que ficará de fora do confronto com o Getafe, no próximo final de semana, diante do Getafe, devido ao acúmulo de cartões amarelos.
Esse aspecto é outra das questões que Neymar deve melhorar. Muito castigado pelas entradas dos marcadores, ele vem tendo dificuldades para manter a cabeça fria em algumas ocasiões e, em outras, como ocorreu contra o Villarreal, a falta de concentração o leva a cometer erros infantis.
Em todo caso, Neymar encontra pouco a pouco seu lugar em um espaço reservado para os escolhidos. Os números e, principalmente, a postura em campo o tornam protagonista de uma das maiores equipes do mundo. EFE