Fonte: UOL
O Barcelona esperava entrar em campo neste domingo para esquecer a derrota sofrida na última quarta-feira para o Ajax na Liga dos Campeões. Mas com Neymar pouco inspirado e ainda sem poder contar com Messi, lesionado, o Barcelona saiu derrotado novamente. Desta vez, o revés foi para o Athletic de Bilbao por 1 a 0, no San Mamés, no encerramento da 16ª rodada do Campeonato Espanhol.
Além da segunda derrota consecutiva, o time catalão também perdeu a sua invencibilidade no torneio. Mesmo assim, segue na liderança com 40 pontos, mesmo número conquistado pelo Atlético de Madri. O Real é o terceiro com 37.O time de Bilbao agora é o quarto com 29 pontos.
Gerardo Martino, técnico do Barça, disse durante a semana que cobraria uma postura diferente dos atletas em campo. Ele não gostou do que viu na derrota para o Ajax e não deve ter aprovado a atuação do time neste domingo.
No começo do jogo, a bronca parecia que iria surtir efeito e o Barça dominou as ações nos 45 minutos iniciais. Neymar teve até uma chance clara de marcar, mas finalizou em cima do goleiro Iraizoz. O atacante brasileiro ainda acertou a trave, mas o lance já havia sido paralisado pelo assistente.
No segundo tempo, em um lampejo, Neymar arrancou pela esquerda e só foi parado com falta na entrada da área. O lance poderia ter causado a expulsão de Iturraspe, mas o árbitro preferiu dar apenas o amarelo para a revolta dos jogadores do Barcelona.
Além de Messi, o Barcelona não pôde contar com Daniel Alves, Puyol e Jordi Alba. Xavi, Iniesta e Fábregas foram escalados e também estiveram abaixo do normal, errando muitos passes.
Iniesta, inclusive, falhou quando não devia e deu de presente a bola para Susaeta, que ligou o contra-ataque que gerou o gol de Munian, aos 25 minutos do segundo tempo.
O gol assustou o time do Barcelona. Martino ainda colocou Pedro e Sergio Roberto nas vagas de Xavi e Iniesta, mas a festa foi mesmo do Athletic de Bilbao.