Neymar coloca Brasil nas quartas
Carlos TadeuEspecial para o Diário
1 comentário(s )
Com boa atuação de Neymar - um dia após o técnico Mano Menezes admitir que o craque santista sofreu queda de rendimento nos últimos jogos -, o Brasil derrotou a Bielo-Rússia, de virada, por 3 a 1, ontem, no Estádio Old Trafford, em Manchester, pela segunda rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos de Londres. De quebra, conseguiu a classificação antecipada às quartas de final.Empate diante da Nova Zelândia, na quarta-feira, em Newcastle, garantirá o primeiro lugar da chave.
Diante de mais de 66 mil pessoas, a Seleção Brasileira iniciou mal e levou um gol logo aos sete minutos. Como previsto por Mano Menezes, a bola aérea seria uma das armas do adversário, que trocou passes no lado direito do ataque, Kozlov cruzou na área, Thiago Silva estava na marcação do gigante Kornilenko e Renan, brasileiro naturalizado bielorrusso, apareceu sozinho para cabecear no canto. O lateral Rafael, que deveria marcá-lo, se posicionou mal.
Os brasileiros responderam rapidamente e na mesma moeda. Neymar apareceu aos 14 minutos, viu a movimentação de Pato na área e fez a assistência pelo alto. O camisa 17 subiu com estilo e cabeceou no canto para deixar tudo igual.
A proposta de jogo da Bielo-Rússia ficou clara desde o início da partida. Os europeus armaram a retranca no esquema 5-4-1, com o centroavanteKornilenko isolado na frente e o brasileiro Renan na armação.
Desta forma, virou um confronto de ataque contra defesa. Apesar de ter o domínio da partida, o Brasil não mostrava capacidade para superar a defesa adversária. Oscar errou diversos passes, Neymar voltou muito para buscar a bola e acabava longe do gol.
No começo do segundo tempo, a torcida passou a pedir por Lucas. Oscar melhorou na partida e quase virou o placar em duas oportunidades, quando parou na defesa ou no goleiro Gutor.
Aos 18, Mano Menezes tirou o volante Sandro para a entrada de Paulo Henrique Ganso.
Como prêmio pela ousadia, a virada brasileira aconteceu dois minutos depois.Neymar sofreu falta perto da área e bateu com categoria, no canto, para colocar a Seleção Brasileira na frente no placar. Na comemoração, ao lado de Marcelo, homenageou o velocista Usain Bolt ao fazer o gesto característico do jamaicano.
Depois do gol, o camisa 11 ainda protagonizou duas arrancadas pelo lado esquerdo, com belos dribles, porém não conseguiu finalizar com perigo.
Mas aos 48, Neymar desequilibrou novamente. O atacante usou a cabeça para aplicar um drible no marcador, arrancou pela esquerda e ajeitou de calcanhar para Oscar finalizar com precisão.
Craque recupera papel de protagonista
Neymar recuperou o papel de protagonista, rotineiro na sua carreira, na vitória por 3 a 1 sobre a Bielo-Rússia.
Questionado sobre a sua atuação, o atleta de 20 anos não escondeu a satisfação ao deixar o Estádio Old Trafford. "Foi ótima. Fiz um gol, participei das outras jogadas e fiquei feliz", festejou.
Desta forma, Neymar desequilibrou uma partida um dia após Mano Menezes admitir que o astro santista apresentava queda de rendimento e teria de saber lidar com as cobranças.
"Nem sempre você consegue ficar em alto nível e fazer boas atuações. No momento de dificuldade, tem de levantar a cabeça, pensar na família e nos companheiros, que precisam de você, e seguir em frente. Não pode se abater com as críticas. Não me sinto nem um pouco pressionado, sempre vivi isso na minha vida. E não é só para mim, é para todo o grupo a cobrança", acrescentou.
Para o técnico Mano Menezes, o principal foi ter assegurado a vaga às quartas de final sem precisar da última rodada. "O mais importante foi ter conquistado a classificação de forma antecipada. Todos participaram dela. Isso deixa o torcedor brasileiro feliz, mexe com o que temos de mais sagrado, que é o amor dos torcedores pela Seleção", declarou.
O lateral-direito Rafael, jogador do Manchester United, seguiu o raciocínio do treinador. "A gente quer a primeira posição, mas agora é ter calma e ficar com a cabeça tranquila, porque já estamos classificados e isso é importante para a gente", analisou ele, que ontem jogou em casa. CT
Senegal surpreende e supera o Uruguai
Com dois gols de Moussa Konate no primeiro tempo, o Senegal surpreendeu e venceu o Uruguai por 2 a 0, ontem, no Estádio de Wembley, em partida válida pela segunda rodada do Grupo A da Olimpíada.
Em dois escanteios, a defesa do Uruguai falhou e sofreu os gols que resultaram na primeira derrota dos sul-americanos na história dos Jogos Olímpicos.
As únicas duas participações do Uruguai em Olimpíadas ocorreram em 1924 e 1928, quando o país se sagrou bicampeão e ganhou o apelido de Celeste Olímpica. Em ambas, não perdeu.
Com o revés, o Uruguai viu escapar também a primeira posição do Grupo A. Com três pontos, a Celeste caiu para o terceiro lugar. A Grã-Bretanha, que bateu os Emirados Árabes por 3 a 1, e o Senegal têm quatro. Os Emirados Árabes, sem ponto, estão eliminados.
No Grupo B, México, que fez 2 a 0 no Gabão, e Coréia do Sul, que derrotou a Suíça por 2 a 1, somam quatro pontos. Suíça e Gabão têm um.
Pelo Grupo C, o mesmo do Brasil, Egito e Nova Zelândia empataram por 1 a 1 e conseguiram o primeiro ponto. O Brasil tem seis e a Bielo-Rússia soma três.
A zebra voltou a dar as caras ontem no Grupo D. Depois de perder para o Japão na estreia da competição, a seleção espanhola foi derrotada por Honduras por 1 a 0.
O resultado eliminou a Fúria, que era uma das favoritas ao título. A vitória deixou Honduras com quatro pontos, atrás do Japão, que bateu Marrocos (um ponto) por 1 a 0 e soma seis. CT
Com duas vitórias, País continua 100% no vôlei de praia
Menos badaladas que Juliana e Larissa, Maria Elisa e Talita fizeram bonito na estreia em Londres. A dupla brasileira demonstrou personalidade para vencer as holandesas Meppelink e Van Gestel por 2 a 0, com parciais de 21/10 e 21/19.
O primeiro set foi um passeio. Com bom saque de Maria Elisa, o Brasil não teve dificuldade para fechar a parcial. No entanto, as holandesas reagiram no segundo set e chegaram a abrir 5 a 0.
Foi então que a frieza de Maria Elisa e Talita entrou em quadra. Quando a partida estava 10 a 5 para as europeias, o Brasil anotou quatro pontos seguidos.
Talita entrou em ação e, com ataques precisos, ajudou a virar e fechar em 21 a 19. Amanhã, às 8h, as brasileiras voltam à quadra para enfrentar as alemãs Goller e Ludwig. Hoje, às 11h30, Juliana e Larissa, que também ganharam na estreia, encaram as alemãs Holtwick e Semmler.
MASCULINO
Outra vitória brasileira foi da dupla Alison e Emanuel (foto), que passou sufoco para ganhar dos austríacos Doppler e Horst por 2 a 1 (19/21, 21/17 e 16/14).Para Alisson, o fundamental foi o resultado. "O mais importante é que a dupla esteve concentrada toda a partida. Já passou a ansiedade do primeiro jogo", destacou.
Ricardo e Pedro Cunha jogam hoje, às 13h30, contra os britânicos Thompson e Grotowski. da Redação
Bellucci perde de Tsonga no tênis e dá adeus a Londres
O tenista Thomaz Bellucci, que no sábado já havia sido derrotado nas duplas ao lado de André Sá, perdeu ontem do francês Jo-Wilfred Tsonga, de virada, por 2 sets a 1 (6/7, 6/4 e 6/4), e se despediu dos Jogos Olímpicos de Londres.
Número um do País e 40º do mundo, o brasileiro até começou melhor e venceu o primeiro set. Porém, Tsonga (número seis do ranking mundial) aproveitou as quebras de saque no segundo e terceiros sets e, em belo voleio, confirmou o avanço. da Redação
http://www.dgabc.com.br